O Espírito Santo está localizado na região Sudeste. Faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. Sua área é de 46 095,583 km². É o quarto menor estado do Brasil, maior apenas que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Sua capital é o município de Vitória, e sua cidade mais populosa, o município de Serra. O Espírito Santo é, ao lado de Santa Catarina, um dos únicos entre os estados do Brasil no qual a capital não é a maior cidade. Outros importantes municípios são Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus e Vila Velha. O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.

Em 1535, os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha. Naquela época, teve início a construção do primeiro povoado que recebeu o nome de Vila do Espírito Santo. Por causa dos índios terem atacado a Vila do Espírito Santo, o líder Vasco Fernandes Coutinho fundou outra vila, naquela vez em uma das ilhas. Esta vila passou a ser chamada de Vila Nova do Espírito Santo, atual Vitória.

Atualmente, a capital Vitória é um importante porto exportador de minério de ferro. Na agricultura, merecem destaque os seguintes produtos econômicos: o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, há criação de gado de corte e leiteiro. Na indústria, são fabricados produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderurgia. O estado também possui festas famosas. Entre elas podemos citar: a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante, a Festa da Penha em Vila Velha e o Festival de Arte e Música de Alegre.

O nome do estado é uma denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo. Como curiosidade dessa etimologia, merece destaque o Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo da religiosidade capixaba que abriga em seu acervo a tela mais antiga da América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias

 

Região Metropolitana

Cariacica Fundão
Guarapari Serra
Viana Vitória (capital)
VilaVelha

Região Sul

Alegre Alfredo Chaves
Anchieta Apiacá
Atílio Vivácqua Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto Guaçuí
Ibatiba Ibitirama
Iconha Irupi
Itapemirim Iúna
Jerônimo Monteiro Marataízes
Mimoso do Sul Muqui
Piúma Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul  São José do Calçado

 Região Serrana

Afonso Cláudio Brejetuba
Castelo Conceição do Castelo
Domingos Martins Marechal Floriano
Muniz Freire Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetiba Santa Teresa
Vargem Alta Venda Nova do Imigrante

 Região Norte

Boa Esperança Ecoporanga
Montanha Mucurici
Pedro Canário Pinheiros
Ponto Belo

 Região Nordeste

Aracruz Conceição da Barra
Ibiraçu Jaguaré
João Neiva Linhares
Rio Bananal São Mateus
Sooretama

Região Noroeste

Água Doce do Norte Águia Branca
Alto Rio Novo Baixo Guandu
Barra de São Francisco Colatina
Governador Lindenberg Itaguaçu
Itarana Laranja da Terra
Mantenópolis Marilândia
Nova Venécia Pancas
São Domingos do Norte São Gabriel da Palha
São Roque do Canaã Vila Pavão
Vila Valério

 

 

Link curto: http://alip.ga/ezehf