Nos trilhos da estação de Santa Isabel a estação de Marechal Floriano

Saindo de Vitória sentido Domingos Martins logo após entrada do Distrito de Santa Isabel pega entrada para Estrada Vale da Estação totalmente pavimentada e excelente conservação.

Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins

Caso queira fazer o trajeto a pé vai ser de cerca de 4km com um belo visual. Deve chegar na Estação Santa Isabel por volta das 6 horas da manhã pois o trajeto é curto cerca de 6km mas desgastante.

Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins
Pausa para um lanche na Lanchonete e Mercearia Recanto Do Vale antes de começar a caminhada. Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins (Rio Jucu)
Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins (Rio Jucu)
Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins (Rio Jucu)
Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins (Rio Jucu)
Detalhes da Estrada Vale da Estação – Domingos Martins

A estação de Santa Isabel foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. Ficava então no município capixaba do mesmo nome.

A pedido da Leopoldina, que já administrava a linha na época, em 1910 a estação teve o nome alterado para Germânia, pois havia outra estação com o mesmo nome de Santa Isabel – esta outra seria a de Santa Isabel do Rio Preto, da V. F. Sapucaí, mais tarde, da RMV, no Estado do Rio de Janeiro .

O novo nome foi dado somente à estação e homenageava a grande colônia alemã que povoava a cidade então.

Muitas das saídas que levam a lugares com belo visual
Muitas das saídas que levam a lugares com belo visual
Muitas das saídas que levam a lugares com belo visual
Ande devagar que terá uma surpresa após a outra.

Finalmente, em 18/10/1917, passou a chamar-se Domingos Martins, também a pedido da Leopoldina – provável consequência da guerra de 1914-18. Em 1921, o município passou a também ter o nome da estação, homenagem a um capixaba de nome Domingos José Martins (1781-1817) que combateu e foi fuzilado na revolução pernambucana de 1817.

Não deixe nada além de pegadas.

A estação ficava em região de embarques de café. Até hoje, fica longe do centro da cidade e é atração turística. Tendo o nome popular de “Vale da Estação”. Infelizmente o prédio não esta em bom estado de conservação. E não existe nem um tipo de atendimento ao turista.

A estação de Marechal Floriano foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. Ainda existe (2017).

HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada “linha do litoral” foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói x Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.

Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos x Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

Fonte das informações: Estações Ferroviárias do Brasil

Dica: Esta linha ainda esta ativa portando existe a possibilidade de encontrar cargueiro descendo ou subindo cuidado. Neste trajeto não tem nem um pontilhão grande mas requer atenção caso ocorra algum acidente o resgate é complicado não tem sinal de telefonia na região.

Percurso foi gravado por Fabiani Littig

Powered by Wikiloc

Não se sente seguro em fazer trilhas, caminhar sozinho? Veja a programação dos grupos que promovem eventos desta natureza: Grupo FIT Aventura | TRIP XAN - VIX/ES | TRIP GG - CACHOEIRO/ES | BELAS e FERAS nas Trilhas | 100% Aventureiros | Trip & Trekking Turismo e Aventura | OSCANELA BRASIL | Amigos do mestre Álvaro | Bicho Grilo  | Trilhas e Destinos AliPertinho | Wanderlust   (indicação caráter informativo sem vinculo comercial)

Link curto: http://alip.ga/oxthn

O que eu faço agora?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morro da Concha na Barra do Jucu. . INFORMAÇÕES [ 27 99629.0184 ] WhastApp do …

Participe dos Eventos do Fit Aventura. . INFORMAÇÕES [ 27 99629.0184 ] WhastAp…